14 agosto 2007

“Formiga” trabalhadora!!!!

Em Câmara de Lobos, mais propriamente junto a Rua do Pico da Torre, esteve entupido durante cerca de dois anos, um tubo por onde circulava água de rega afecto à chamada Levada Nova.
Pelo qual os agricultores do sitio da Torre e do Pé de Pico esperaram e desesperaram pela sua solução.
Mas vejamos, nos finais de 2005 a dita levada entupiu parcialmente, devido a incúria de algumas pessoas, passados seis meses entupiu na sua totalidade.
Vários agricultores dirigiram-se aos serviços de Hidráulica Agrícola, e passado algum tempo mandaram três “escravos” com pás e picaretas abrirem buracos ao semi-acaso no alcatrão, estiveram a trabalhar entre os buracos e o bar mais próximo mas não conseguiram solucionar o problema, mesmo trabalhando durante três semanas. Posteriormente, os agricultores foram informados que, a situação seria resolvida muito em breve.
Entretanto a orgânica e competências dos serviços de Hidráulica Agrícola, segundo se sabe passaram a ser competência do IGA, que em vez de solucionarem o problema pela raiz, foram pedir a um agricultor de outra regadeira para deixar passar agua pelo seu prédio afim de minimizar os problemas de falta de agua dos outros agricultores.
Entretanto, chegou o Verão e como já é ”tradição”a água de rega evaporasse durante trinta ou mais dias, e nesta situação com a água ali mesmo ao lado e não poder utilizar é de bradar aos céus, visto que o IGA dizia quando os agricultores reclamavam, que iriam abrir um concurso publico para desentupir o tubo.
Tal era desespero, os agricultores juntaram-se e em meio dia, só com um martelo eléctrico, pás e muita força de vontade, abriram um buraco com dois metros de profundidade ate chegar a dita levada, mas como ainda não era suficiente resolveram eles abrir entre si um concurso publico e contratar uma pequena maquina pela astronómica quantia de 50 euros e abrir o resto que faltava.
Passada meia hora já passava a bendita água, e o IGA continua a espera de abrir o concurso público, agora se calhar para tapar o buraco. Mas como dizem os agricultores, podem fazer o concurso para o tapar mas terão de deixar uma caixa de visitas para situações futuras.